domingo, 10 de abril de 2016

Diferenças dos Tipos de Planejamento


¡A diferença entre os três tipos de planejamento está basicamente no prazo de execução de cada um, na amplitude de suas abrangências e no nível das pessoas envolvidas na sua elaboração.

DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO OPERACIONAL


¡O Planejamento operacional: Está relacionado a produção. Segundo Chiavenato (2007), “é o planejamento especifico que abrange cada operação ou atividade projetada em curto prazo e que envolve uma tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas especificas”. O período médio desse planejamento é de mais ou menos um ano, ou menos, pode ser mensal, semanal ou diário, pode-se dizer que é um tipo de planejamento do dia a dia, responsável por cronogramas e tarefas específicas.

Nível Operacional


¡Abrangência: pequenos grupos ou pessoas
¡Função típica: colocar em prática processos e atividades operacionais
¡Ocupantes: técnicos e encarregados de execução (operários)
¡Palavra chave deste nível: Executar
¡É responsável pelo planejamento operacional .




Definição de Planejamento Tático


¡Planejamento Tático: segundo Chiavenato (2007) “é o planejamento a médio prazo e que abrange recursos específicos e departamentais”. Esse planejamento tem um período de tempo relacionado a mais ou menos de um ano a cinco anos. É menos complexo do que o planejamento estratégico, preocupa-se em atingir os objetivos departamentais e é definido de nível intermediário. Tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo.



Nível Tático


¡Abrangência: Divisão, Departamento
¡Função Típica: desdobrar a Estratégia em seus campos de atuação, promover alinhamento
¡Ocupantes: Supervisores, Gerentes, Coordenadores e líderes de projeto
¡Palavra Chave deste nível: Administrar
¡É responsável  pelo planejamento tático.

Definição de Planejamento Estratégico


¡Planejamento Estratégico: compreende os altos executivos da  organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e pelas tomadas de decisões quanto às questões de longo prazo, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral. Uma atividade administrativa que tem como objetivo direcionar os rumos da instituição e dar a ela sustentabilidade, mesmo sob condições de incerteza.


Nível Estratégico


¡Abrangência: Toda a organização
¡Função Típica: Formular estratégias, tomar decisões fundamentais e fornecer recursos para os projetos
¡Ocupantes: Sócios, proprietários, Presidente, Diretores Departamentais
¡Palavra chave deste nível: Estratégia
¡É responsável pelo planejamento Estratégico .



Níveis Organizacionais


¡Estruturalmente, as organizações são divididas em três níveis, o estratégico que corresponde a alta cúpula administrativa da organização, o tático que engloba as gerências médias e o operacional que como o próprio nome indica, corresponde a área operacional, de produção, sejam de bens ou serviços .



O Planejamento como Ferramenta


¡O planejamento é uma das ferramentas mais importantes para a administração, serve de base para as demais funções administrativas e auxilia nas tomadas de decisões, sendo tanto uma necessidade organizacional como uma responsabilidade administrativa.




Planejamento-Conceito


¡Planejamento vem do derivado de planejar que é o mesmo que planear que significa “Definir antecipadamente um conjunto de ações ou intenções.” (PRIBERAM, 2009). Planeja-se para se atingir algum objetivo.